Simule gratuitamente uma estimativa de quanto você pode receber após a rescisão contratual
Quer descobrir o quanto você pode receber na sua rescisão do contrato de trabalho? Com a nossa calculadora de rescisão trabalhista gratuita, você tem uma estimativa rápida e simplificada com base nas principais informações do seu contrato e regras gerais da CLT.
O cálculo dos valores a receber na demissão segue algumas regras importantes que são estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho e, também, leis complementares vigentes.
Para você entender melhor como funciona o cálculo de rescisão, organizamos abaixo cada uma das principais verbas rescisórias, explicada de forma simples:
São os dias trabalhados no seu último mês na empresa, antes do encerramento do contrato. A regra é simples: o valor do seu salário é dividido pelos dias exatos daquele mês (28,30 ou 31) e multiplicado pelos dias em que você efetivamente trabalhou.
Em caso de demissão sem justa causa e a empresa optou por pagar o aviso prévio em dinheiro (sem que você precise trabalhar no mês seguinte), você recebe o equivalente a pelo menos 1 mês de salário.
Além disso, pela Lei do Aviso Prévio nº 12.506/2011, a cada ano completo trabalhado na empresa, você recebe mais 3 dias de salário no aviso, limitado a 90 dias. Esse tempo "extra" acaba estendendo o término oficial do seu contrato e também conta para somar mais valor nas suas férias e 13º salário.
A cada mês do ano em que você trabalhou 15 dias ou mais, você conquista 1/12 do seu salário de 13º. A regra está prevista na Lei nº 4.090/1962. Caso você tenha saído da empresa no mês de julho e trabalhou mais de 15 naquele mês, por exemplo, receberá 7/12 do seu 13º.
Período aquisitivo vencido: Se você completou 12 meses de trabalho e não tirou suas férias antes da demissão, a empresa deve pagar 1 salário integral por esse período.
Férias proporcionais: São os meses acumulados do seu período de férias atual que ainda não havia completado 1 ano. Aqui também vale a regra dos 15 dias trabalhados no mês.
Adicional de 1/3: A nossa Constituição Federal garante que, sobre qualquer valor de férias, vencidas ou proporcionais, você sempre recebe mais um terço (33,3%) do valor como bônus.
A nossa Calculadora de Rescisão Trabalhista exibe o valor bruto estimado, ou seja, que não contém todos os descontos previstos.
O seu Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) emitido pelo RH contém alguns dados específicos que só podem ser apuradas com o histórico completo do funcionário, como:
Na rescisão oficial, são aplicadas as alíquotas progressivas do INSS e a retenção de Imposto de Renda Retido na Fonte, que reduzem o valor líquido final.
Vale lembrar que, com a atualização da faixa de isenção do Imposto de Renda e do desconto simplificado promovidos pelo governo federal e regulamentados pela Receita Federal, trabalhadores que ganham salários menores e médios tiveram uma redução nos descontos de IR na fonte em comparação com anos anteriores.
Isso significa que, no resultado que cai na sua conta bancária, o valor líquido (após descontos) de quem recebe até cerca de 2 salários mínimos ficou muito mais próximo do valor bruto mostrado pela nossa ferramenta do que ficaria se a demissão tivesse acontecido em 2024 ou início de 2025.
Se você realizava muitas horas extras, recebia comissões ou adicionais (noturno, insalubridade), a média desses valores também entra no cálculo para aumentar suas férias e 13º.
Algumas categorias de trabalhadores têm direitos extras garantidos por seus sindicatos como estabilidades temporárias ou aviso prévio prolongado, por exemplo.
Faltar sem apresentar um atestado médico pode refletir no valor líquido da sua rescisão. Ele pode reduzir o número de dias de férias a que você tem direito no ano.
Na demissão sem justa causa, a empresa paga uma multa de 40% sobre todos os depósitos de FGTS feitos durante o contrato, com correção. Entram, até mesmo, os valores já sacados, como no saque-aniversário, e os depósitos sobre as verbas da própria rescisão, como o aviso prévio indenizado e o 13º proporcional. Por isso, o valor da multa costuma ser maior do que 40% do saldo que aparece hoje no seu extrato.
Atenção: se você aderiu ao saque-aniversário, recebe a multa, mas não pode sacar o saldo da conta na demissão.
*Esta calculadora e o conteúdo desta página têm caráter meramente informativo e não substituem a consulta a advogado, contador ou sindicato da categoria. Os valores são estimativas baseadas em regras gerais da CLT, considerando, em regra, a dispensa sem justa causa. Não consideram, ou consideram parcialmente, convenções coletivas, descontos legais e contratuais, médias de variáveis, estabilidades e particularidades de cada contrato. O cálculo oficial é de responsabilidade do empregador e consta do TRCT, que deve ser conferido com apoio profissional. A legislação pode mudar, a Midway não garante a exatidão ou a adequação das informações a casos concretos, nem responde por decisões tomadas com base nelas. Dados tratados conforme a Política de Privacidade e a LGPD (Lei nº 13.709/2018) / Os dados informados não são armazenados.
Simule gratuitamente uma estimativa de quanto você pode receber após a rescisão contratual
leia mais
A contratação do Consignado INSS ficou mais simples com a alteração da regra.
leia mais
Cuide da saúde com as parcerias do Cartão Riachuelo Mastercard!
leia mais